quinta-feira, 10 de abril de 2014

90º Aniversário de Sebastião da Gama




Nasceu, há precisamente noventa anos, Sebastião da Gama.

A assinalar a data do nascimento do poeta e grande pedagogo aqui fica um dos seus mais conhecidos poemas e a evocação da sua vivência enquanto professor.
MJR

O Sonho

Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

─ Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama. Pelo sonho é que vamos, Lisboa, Ed. Ática, 1992, pp. 59



Quando pesquisava informação para este pequeno texto, encontrei-me  com o feliz blogue NESTA HORA, de João Reis Ribeiro (que me apresso a citar http://nestahora.blogspot.pt/2014/01/no-dia-em-que-o-diario-de-sebastiao-da.html) e do qual tomei a liberdade de transcrever uma passagem publicada no passado dia 11 de janeiro:


“O dia de hoje é um bom pretexto para a leitura da página que, há 65 anos, Sebastião da Gama escreveu, num gesto inaugural do seu Diário. Estava-se em 11 de Janeiro de 1949. A obra, que só foi publicada em 1958, constitui um dos mais interessantes documentos testemunhais sobre a prática pedagógica. É um modelo, é uma obra de arte. Que a leitura do registo do primeiro dia seja o ponto de partida para a entrada na obra!”

http://nestahora.blogspot.pt/2014/01/no-dia-em-que-o-diario-de-sebastiao-da.html
MJR


1 comentário:

  1. Grande exemplo foi, como pedagogo e ser humano de raras qualidades. E o Poeta da Arrábida tem também o seu nome associado ao primeiro movimento ecologista de defesa da sua Serra-Mãe.

    ResponderEliminar